Introdução ao fluxo de caixa descontado (DCF)

O método de avaliação por fluxo de caixa descontado (discounted cashflow – DCF) avalia o valor de um ativo como a soma de todos os fluxos de caixa futuros descontados a valor presente.  A figura abaixo ilustra a idéia geral do método.

Avaliação por fluxo de caixa descontado

Enquanto a descrição parece simples, prever os fluxos de caixa e encontrar uma taxa de desconto apropriada pode tornar se uma tarefa um tanto complexa em alguns casos. Por exemplo, avaliar um ativo de renda fixa com vencimento único determinado e taxa de juros fixa é menos complexo que avaliar uma empresa multinacional formada por um conglomerado de indústrias atuantes em diversos setores. A complexidade está em prever os fluxos de caixa e determinar a taxa de desconto.

De todas as maneiras, a base conceitual é sempre a mesma: Valor Presente Líquido (VPL ou Net Present Value – NPV)! Veja a fórmula abaixo.

Valor Presente Líquido

De acordo com a base do DCF descrita na fórmula acima, a soma dos fluxos de caixa futuros descontados por uma taxa de juros determina o valor atual (ou presente) do ativo. Esta fórmula pode ser aplicada a qualquer ativo que gere fluxo de caixa.

Entre os três métodos mencionados no post Métodos de avaliação – Valuation, o método de DCF é a base para boa compreensão dos outros dois. Tanto para avaliar através de múltiplos ou de opções reais é preciso compreender os fundamentos que sustentam a avaliação por DCF. Estes fundamentos são os determinantes dos fluxos de caixa e da taxa de desconto. Entre os principais fundamentos podemos citar: risco, taxa de juros, crescimento, demonstrações financeiras, estrutura de capital, etc.

Avaliações possuem premissas sob o futuro. Para determinar o valor de um ativo existem expectativas e previsões que precisam ser assumidos. Por isso, é natural que haja um viés de cada avaliador ao escolher a fonte dessas premissas.

Este post é apenas uma introdução geral. Se você quiser compreender melhor DCF, dê uma olhada nos posts a seguir:

Métodos de avaliação – Valuation

Enterprise Discounted Cash Flow

Fluxo de caixa – definições

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Introdução ao fluxo de caixa descontado (DCF)”

  1. Índice de posts – Avaliação/Valuation « Blog Fundamentalista Says:

    […] Introdução ao fluxo de caixa descontado (DCF) […]

  2. Enterprise Discounted Cash Flow « Affaires & Finance Says:

    […] Introdução ao fluxo de caixa descontado (DCF) […]

Deixe um comentário